quinta-feira, 15 de julho de 2010

Caldinho!!!


Que chuva aqui em São Paulo!!!!!!

Apesar de adorar o frio tenho uma certa aversão a chuva...

Atrapalha tudo, o transito, a vestimenta, etc... Um saco!

E nesses dias de chuva o melhor ao chegar em casa é tomar algo que restaure e esquente o corpo como uma sopa ou um caldo, então pensei nesse "carinha" ai em cima antes uma curiosidade sobre caldos e o nome restaurante:

A palavra restaurant, em francês, significava apenas e especificamente "fortificante". O termo era aplicado a caldos e gemadas destinados a fortificar, a reparar as forças após uma doença ou um grande esforço.

Em 1765, o Sr. Boulanger, dono de uma espécie de botequim, afixou na frente de seu estabelecimento uma placa com os seguintes dizeres " Boulanger vende restaurantes divinos". Por seu tipo de estabelecimento, ele só podia vender caldos.

Em 1786, se implanta o hábito da "mesa de hóspedes", o que significava que os clientes poderiam passar a sentar-se à mesa do dono do estabelecimento para comer lá mesmo o prato comprado, em vez de levá-lo para casa. Entretanto, com a Revolução Francesa, tanto privilégios como corporações foram abolidos.

Com isso, os donos desses estabelecimentos puderam passar a preparar e servir, eles próprios, todo tipo de comida. Desde então o estilo de estabelecimento firmou-se na França e se espalhou por outros países.


E nesse clima frio segue um dos caldinhos que mais gosto.

Caldinho de feijão preto -
"Receita extraida do Bar Filial em São Paulo"


Ingredientes:

1/2 kg de feijão preto

150 gramas de linguiça paio cortada em rodelas

2 dentes de alho picados

2 colheres (sopa) de azeite

1/2 kg de costelinhas de porco

2 colheres (sopa) de cebola picadinha

1/2 xícara de óleo

Sal e pimenta

4 xícaras de torresmos

4 pãezinhos cortados em fatias

Modo de preparar:

Cozinhe o feijão com o paio e o alho já dourado no azeite. Depois de cozido, bata no liquidificador o feijão com o paio e a água do cozimento, verifique o sal e reserve.

Tempere as costelinhas de porco com a cebola, pimenta e sal a gosto. Frite no óleo bem quente até ficarem tostadas.

Sirva o caldinho bem quente em canecas, acrescentando para cada porção uma costelinha. Acompanhe com torresmos e fatias de pão francês.

Rendimento: 8 porções

Bom Apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário