quinta-feira, 27 de maio de 2010

Combinação Perfeita!


Minha vida foi marcada por desafios, desafios estes que não corri.

Sai de casa quando tinha meus 18 anos e já me mudei para uma das muitas cidades que acabei pelo tempo passando, São José dos Campos, costumávamos dizer que SJC era uma , era não É uma cidade grande com jeito e população do interior. Nunca fui assaltado, nunca fiquei preocupado se eram 4 da manhã de um sábado e estava perambulando pela cidade ou seja violência zero, hospitalidade que dificilmente é encontrada pelas muitas cidades de São Paulo.

Conheci uma padaria em uma avenida chamada Nove de julho, onde além do café da manha extraordinário tinha um almoço, comercial, PF ou como queiram chamar, uma maminha que ao meu paladar era perfeita, e nessa época eu não tinha conhecimento algum de cozinha, sabia fazer um bom feijão que minha Mãe me ensinou, fazia macarrão, arroz, miojo, temperava uma carne mas nada de mais o caso é que não sabia elaborar pratos, mas sentia que aquela carne tinha algo diferente...

O tempo se passou e comecei a conhecer mais esse mundo gastronômico e aperfeiçoar meu paladar, e uma pessoa que fará parte da minha vida para sempre ( Daniel que será papai novamente), disse a seguinte frase:
"o alecrim foi feito para carne tão quão o coringa para o Batman", e claro que a próxima receita que fiz foi misturando os dois ingredientes, e qual foi minha surpresa?

Sim!!!! Era disso que eu estava falando!!!!

O sabor que sentia naquela carne anos atrás em SJC era o Alecrim!!!!!

Um pouco de curiosidade:

O alecrim é originário da Costa do Mar Mediterrâneo, para os romanos esta planta simbolizava o amor e a morte e por isto era plantada próximo à soleira das portas das casas.

Alguns raminhos de alecrim jogados sobre as brasas enquanto se faz churrasco, deixa a carne com um aroma delicioso.

Por ser uma das ervas mais fragrantes, deve-se tomar cuidado para não exagerar nas quantidades utilizadas.

E como todo gourmet chato eu elaborei uma receita diferente a da padaria com essa erva de presença única na cozinha.


Maminha na manteiga e alecrim

Ingredientes

02 bifes de maminha relativamente grossos
200 gr de manteiga
5 ramos pequenos de alecrim
q/b sal e pimenta
02 dentes de alho amassados


Preparo.

Tempere a maminha com o sal a pimenta, metade do alecrim todo debulhado e o alho reserve por 5 minutos, Esfregue bem o alecrim nos bifes. Derreta a manteiga e adicione o alecrim espere 30 segundos no fogo para que o mesmo solte seu sabor.
Junte a manteiga com a carne e deixe por mais 15 minutos marinando.
Aqueça bem o grill ou uma chapa sem óleo e grelhe a maminha deixando ela ao ponto.
Sirva com arroz e um raminho de alecrim para enfeitar

Bom apetite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário